top of page

Como cuidar do seu pet no verão? 10 dicas infalíveis





O verão é uma época de muita diversão e passeios ao ar livre com seu filho peludo. No calor intenso, assim como nós, os pets também podem sofrer com o calor. Nesta estação que chega com tudo, a temperatura pode aumentar muito e com isso apresentar perigo para os pets. Existem regiões que sofrem com golpes duplos de calor intenso, podendo causar resultados terríveis.


Para seu pet ficar seguro neste verão, preparei algumas dicas básicas:













A estação mais esperada do ano para curtir as férias, praia, piscina, viagens e diversão ao ar livre, pode vir acompanhada de algumas desvantagens. Os pets precisam de cuidados redobrados e você precisa estar preparado e sempre atento para que ele fique seguro e em perfeita condição de saúde.


Para evitar que seu filho de patas sofra com altas temperaturas e curta um verão com tranquilidade e segurança, siga as 10 dicas para que todos de sua família tenham um verão fresco e saudável.

PRATIQUE AS DICAS BÁSICAS PARA UM VERÃO SEGURO COM SEU PET


1- Atenção aos horários de caminhada


Durante o ano é preciso estar atento as temperaturas, no entanto, no verão respeitar os horários mais frescos para caminhar com seu filho peludo é fundamental. Se for preciso, alterar para horários mais cedo e final do dia as idas ao banheiro, caso ele esteja acostumado com essa rotina. Assim como nós, eles podem queimar as patinhas no asfalto, em dias muito quentes, leve seu cachorro para lugares sombreados, com gramas e árvores.


Esses cuidados de passeio externo servem também para idas ao parque de cachorros e treinos de agility. Ajuste os horários e intensidade de treinos e brincadeiras conforme a temperatura, o mais indicado é logo cedo e fim do dia com temperatura mais baixa.


2- Nunca deixe seu pet sozinho dentro do carro


De maneira alguma deixe seu cãozinho dentro do carro, nem por 1 minuto, mesmo com ar condicionado ligado e as janelas abertas. As temperaturas podem aumentar rapidamente para níveis perigosos em dias quentes, podendo chegar a 102 graus fahrenheit em apenas 10 minutos mesmo com as janelas abertas, isso poderá levar a morte de seu filho de patas.


3- Use protetor solar para pets


O uso de protetor solar ( específicos para cachorros ) é super importante, quando forem passear, principalmente nas regiões de menos pelo, como focinho, orelhas, ao redor dos olhos, na barriga e embaixo dos braços e pernas. Se seu pet tem pelagem/focinho claro, o uso do protetor solar é obrigatório quando estiverem expostos ao sol. Os cães também estão sujeitos a ter câncer de pele. Lembre de reaplicar durante o dia.


4- Cuidados especiais com filhotes, idosos, problemas cardíacos,

respiratórios, obesos e focinho curto.




Lembre-se que cada pet tem suas particularidades e alguns tem necessidades especiais e precisam de atenção redobrada.






Em geral, cães idosos, filhotes e obesos, tem mais dificuldade de suportar temperaturas elevadas. Da mesma forma que pets com problemas cardíacos ou respiratórios, eles tem mais dificuldade de perder calor e precisam de precaução extra. Com esses pets, fique sempre atento a sinais de cansaço, respiração ofegante fora do normal, mudanças de comportamento e alimentação.



Pets de focinho curto (braquicefálicos) das raças, Buldog, Pug, Boston Terrier, entre outras e também algumas raças de gato como os Persas, são mais propensos a hipertermia e choque térmico. Para manter uma boa saúde, oferece mais água, fuja do sol, faça pausas entre os exercícios e caminhadas.



5-Faça tosa caso tenha necessidade


Os pelos além de serem fofos e bonitos, funcionam como isolante térmico. Por esse motivo, para evitar queimaduras na pele, sempre apare as pontas sem tosar completamente.

Algumas raças de cachorro originárias de lugares frios, tais como, Husky Siberiano, Akita, Bernese, entre outros sentem muito calor no verão e tosar pode ser uma das maneiras para ajudar a refrescar. Verifique com um especialista qual o tipo de pelo de seu cachorro para que ele não perca a camada de proteção.

6- Sombra e água fresca



Independente da época do ano, água fresca, lugar arejado e sombra são essenciais para manter uma boa saúde de seu cão. No verão esses cuidados devem ser redobrados, principalmente para cães que sentem muito calor.



Durante os passeios, na rua, parque, praia, durante as viagens, tenha sempre uma garrafinha com água para seu pet, além de garantir um lugar arejado e sombra para ele. Sempre que possível mantenha a água fresquinha e em abundância.


Fique atento em dias de praia, pois quando a temperatura estiver muito alta, este não é o melhor lugar para seu cachorro se divertir. Lembre que jamais seu pet pode ficar sozinho em um lugares que tenha piscina, lago, rios e praia. Se necessário use colete de flutuação.


Alumas raças gostam muito de água, uma boa opção é comprar uma bacia ou banherinha rasa de criança para ele ter sua piscina particular. Existem também colchões climatizados, que refrescam em contato com o corpo do pet.


Experimente fazer cubos de gelo com snacks ou frutas que seu pet possa comer, ele irá adorar esse petisco de verão.


7- Afaste os mosquitos e doenças


No verão o aumento da proliferação de mosquitos e poças de água devido as chuvas constantes, nossos filhos de patas podem ser contagiados com algumas doenças, tais como dirofilariose e a leishmaniose, além das picadas causarem alergias e coceiras, essas doenças podem ser fatais.


Para evitar que isso aconteça a prevenção é fundamental, através de rémedio e vacinas contra essas terríveis doenças, o uso de repelentes específicos para pets também é uma boa opção.


8- Evite insolação

Assim como os humanos, os pets podem sofrer insolação, desta forma, fique atento aos sinais de mudança brusca de comportamento. Como citado anteriormente na dica 4, algumas características e raças de cães e gatos, correm mais riscos de insolação. Atenção aos idosos, filhotes, raças de focinho curto, obesos ou com doenças cardíacas e respiratórias.


Alguns sinais de insolação são olhos arregalados, batimento cardíaco acelerado, falta de ar, sede excessiva, respiração ofegante, letargia, febre, vômitos, língua vermelha ou roxa, convulsão, inconsciência. Se você encontrar na rua um animalzinho ou deixar seu pet chegar nesta situação, coloque sacos de gelo ou tolhas geladas, na barriga, axilas e entre as patas, ligue o ar condicionado e corra para o veterinário.


9- Carteira de vacinação e vermifugação em dia


É fundamental manter em dia durante todo o ano, a vacinação, vermifugação, a precaução de pulgas e carrapatos para prevenir doenças e parasitas.


No verão, em lugares que chove muito, aumenta o risco de o pet contrair leptospirose, doença causada através de uma bactéria presente na urina de ratos e se concentra em lugares alagados. Nesta época quente e úmida a proliferação de pulgas e carrapatos é mais comum, desta forma, fique atento a prevenção para ectoparasitas.


10- Os pets são crianças



Se você leu este artigo até aqui é porque ama muito seu filho de patas e quer o melhor para ele, certo?






A última dica é algo simples, no entanto, nem sempre damos importância. Mesmo estando atendo as dicas deste artigo, lembre que seu pet pode sentir sensações de frio ou calor que você não está sentindo.


Você pode se sentir confortável embaixo do sol se bronzeando sem tomar nenhum líquido por horas, no entanto, sabe quando ir para a sombra e tomar água.


Os pets são como crianças, dependem de cuidados de seu dono, pois não sabem como se cuidar sozinhos e podem se ferir gravemente se os cuidados essencias para manter eles seguros no verão forem negligenciadas por você.


Fique atento para manter seu filho de patas seguro e assim curtirem um verão feliz!




Quer doar amor e ajudar um cachorro abandonado a encontrar uma casa com uma família que possa protegê-lo neste verão das altas temperaturas?


Conheça o projeto https://dogshelpingdogs.club/e faça parte deste club de proteção aos animais!








Conheça a coleção de coleiras personalizadas para cahorros Molly & Tutu.







7 views0 comments
bottom of page