top of page

Primeiros socorros para mordida de cachorro

Updated: Jun 1, 2022



Você sabe o que fazer se você levar uma mordida de cachorro? Nos EUA quase 5 milhões de pessoas são mordidas durante o ano com variados graus de gravidade.


Primeiros socorros para mordida de cachorro



Se você já levou uma mordida do seu cachorro, sendo ele pequeno ou grande, sabe que a dor é bem grande e podem causar machucados e sérias infecções se não forem tratadas adequadamente. Aprender os primeiros socorros quando um acidente destes acontece evita que se torne uma lesão grave, principalmente se você não conhecer o cachorro que te mordeu.


A primeira coisa que pensamos quando uma pessoa é mordida por um cão, é o risco de contaminação pelo vírus da raiva. Existem outras complicações além da raiva que a mordida pode causar. As lesões causadas por cachorros grandes que tem muita força maxilar, pode causar infecção bacteriana na ferida ou lesão traumática da pele, vasos, nervos, tendões e músculos.


Quer saber como cuidar de uma ferida provocada por uma mordida de cachorro e minimizar uma infecção grave? Contiue lendo esse artigo.


Dicas de primeiros socorros para mordida de cachorro


1- Estancar o sangramento

Se houver sangramento, estanque com um pano limpo ou compressa até o sangramento parar.


2-Lavar bem a ferida

Lave bem com ou água corrente e sabão neutro pelo menos por 5 minutos, mesmo que a dor seja intensa é fundamental lavar bem o local da ferida. pois remove vírus e bactérias que podem causar doenças graves. Caso não cesse o sangramento é necessãrio ir imediatamente para o hospital. A ferida deve lavada mesmo que não tenha sangrado.


Fique atento aos sinais de infecção, como inchaço, pus e vermelhidão. Se apresentar alguns destes sintomas procure um médico.



3- Limpe a lesão adequadamente

Limpe a lesão com uma solução anti-séptica, ou álcool e faça um curativo na ferida mantendo limpo e seco.





4- Buscar cuidados médicos

Lesões profundas e extensas precisam ser saturadas. Em caso de lesões que estão piorando com o passar das horas devem ser tratadas por um médico, pois ele irá avaliar qual o tipo de tratamento adequado. O tratamento com antibióticos pode ser indicado como medida profilática, ou seja, antes de haver sinais de infecção.



Os cães são conhecidos como “o melhor amigo do homem”, no entando, a forma como eles tem para se defender muitas vezes é através da mordida, independente da raça, tamanho ou temperamento.


Os cães podem morder por inúmeras razões, medo, luta pelo território, ciúmes do dono, dor ou por sofrer agressão. O rabo abanando nem sempre quer dizer que ele está amigável e não irá morder. Evite se aproximar ou fazer carinho em um cachorro que você não conheça sem a supervisão do dono.




Quer doar amor e dar uma nova chance para que um cachorro abandonado tenha uma família que proporcione um lar seguro com muito carinho?

Conheça o projeto https://dogshelpingdogs.club/ e faça parte deste club de proteção aos animais!






Daniela Ferreira

<