top of page

Checklist de cuidados para adotar cães filhotes.

Updated: Jun 1, 2022




Saber como cuidar de um cachorrinho filhote é fundamental para que o novo membro da famíla seja uma alegria e não uma dor de cabeça. Além dos mimos e abraços nesta fofura é necessário alguns cuidados e atenção extra para que vocês iniciem uma vida juntos saudável e divertida.


Saiba quais são os principais


Cuidar de um cachorro vai muito além de dar comida, água e brincadeiras, ele precisa ser bem treinado para ir no banheiro no lugar certo, saber qual o espaço dele dentro de casa, entender quais são os seus brinquedos e todas as regras que você irá colocar para que ele esteja em segurança.


Para garantir que você e seu cão tenham um ótimo ínicio de vida juntos, que certamente irá fazer você gastar bastante energia e uma boa dose de paciência, seguem algumas dicas que irá te ajudar.


Quer saber como educar seu filhote pelulo? Continue lendo esse artigo e descubra como fazer isso com tranquilidade.



1-Compre uma caminha, cobertor e toalha confortável


Ter o próprio espaço e suas coisas pessoais é muito importante para que o filhote se sinta seguro e consiga identificar o que lhe pertence. Ter sua própria cama permite que seu filhote marque seu território, deixando seu cheiro e sua identidade. A caminha é o lugar onde ele poderá descansar tranquilo em momentos que preferir ficar sozinho.


2-Estabeleça um espaço para ele


Logo que ele chegar na sua casa, estabeleça quais lugares ele poderá frequentar, caso tenha algum lugar que ele não poderá ir, fique atento e mostre a ele que não é permitido. Se ele não puder subir no sofá, na sua cama, nas cadeiras ou nas almofadas da casa, nunca deixe ele subir, pois eles aprendem muito rápido e você irá confundir a cabeça dele se algumas vezes permitir e outras não.


3-Compre brinquedos específicos para filhotes


Todo filhote tem muita energia e adora correr, morder e brincar, eles estão explorando o mundo, assim como as crianças pequenas. Existe uma diversidade de brinquedos para cachorros, escolha aqueles indicados para a idade dele, sempre compre de qualidade e específico para cachorros.


Brinquedos de criança não são adequados para os cachorros, pois são mais frágeis e tem peças que eles podem engolir e assim se machucar. Filhotes tem muita energia, gostam de correr, morder e puxar coisas, brinque com ele com os seus brinquedos, assim ele entenderá o que lhe pertence e é divertido brincar.


Quando ele começar a se interessar em brincar com coisas que não são dele, com muita paciência sempre mostre os brinquedos que são permitidos brincar, fique atento para sempre ter coisas novas, pois eles podem destruir os brinquedos ou enjoar deles. Lembre-se que os cachorros são como crianças, precisam de atenção, novos incentivos e desafios.


Importante lembrar que cachorros não são brinquedos e merecem ser tratados com cuidado.





4- Saiba qual é a raça do cachorro


Antes de levar para casa um filhote peludo que conquistou seu coração, certifique-se qual é a raça, principalmente se for um cachorro mix. Você deve levar em consideração que hoje ele é um filhote, no entanto, ele irá crescer e cada raça tem suas particularidades, desde o tamanho que irá ficar, a força, a energia, características de comportamento e personalidade própria da raça.



Já pensou que seu filhote pode ficar bem grande ? Além disso existem raças que não gostam muito de crianças, latem bastante, são muito territorialistas, outros tem muita energia e precisam de atividades diárias e constantes, existem raças que se sentem felizes ao praticar alguns tipos de esportes, como agility, caminhadas, trilhas e nadar, no entanto, algumas raças adoram o sossego de um bom descanso durante o dia todo.


Algumas raças são muito boas com crianças, chegam a ser verdadeiras babás, outras são ótimos cães de guarda, protegem seu território e familia, alguns são bastante independentes, enquanto alguns cães adoram a companhia de seus donos. Cada raça tem suas características, escolher um filhote que se encaixe em sua dinâmica de vida é fundamental para que vocês tenham uma convivência feliz e saudável.


5-Compre comida de qualidade específicas par