Saber como cuidar de um cachorrinho filhote é fundamental para que o novo membro da famíla seja uma alegria e não uma dor de cabeça. Além dos mimos e abraços nesta fofura é necessário alguns cuidados e atenção extra para que vocês iniciem uma vida juntos saudável e divertida.
Saiba quais são os principais
Cuidar de um cachorro vai muito além de dar comida, água e brincadeiras, ele precisa ser bem treinado para ir no banheiro no lugar certo, saber qual o espaço dele dentro de casa, entender quais são os seus brinquedos e todas as regras que você irá colocar para que ele esteja em segurança.
Para garantir que você e seu cão tenham um ótimo ínicio de vida juntos, que certamente irá fazer você gastar bastante energia e uma boa dose de paciência, seguem algumas dicas que irá te ajudar.
Quer saber como educar seu filhote pelulo? Continue lendo esse artigo e descubra como fazer isso com tranquilidade.
1-Compre uma caminha, cobertor e toalha confortável
Ter o próprio espaço e suas coisas pessoais é muito importante para que o filhote se sinta seguro e consiga identificar o que lhe pertence. Ter sua própria cama permite que seu filhote marque seu território, deixando seu cheiro e sua identidade. A caminha é o lugar onde ele poderá descansar tranquilo em momentos que preferir ficar sozinho.
2-Estabeleça um espaço para ele
Logo que ele chegar na sua casa, estabeleça quais lugares ele poderá frequentar, caso tenha algum lugar que ele não poderá ir, fique atento e mostre a ele que não é permitido. Se ele não puder subir no sofá, na sua cama, nas cadeiras ou nas almofadas da casa, nunca deixe ele subir, pois eles aprendem muito rápido e você irá confundir a cabeça dele se algumas vezes permitir e outras não.
3-Compre brinquedos específicos para filhotes
Todo filhote tem muita energia e adora correr, morder e brincar, eles estão explorando o mundo, assim como as crianças pequenas. Existe uma diversidade de brinquedos para cachorros, escolha aqueles indicados para a idade dele, sempre compre de qualidade e específico para cachorros.
Brinquedos de criança não são adequados para os cachorros, pois são mais frágeis e tem peças que eles podem engolir e assim se machucar. Filhotes tem muita energia, gostam de correr, morder e puxar coisas, brinque com ele com os seus brinquedos, assim ele entenderá o que lhe pertence e é divertido brincar.
Quando ele começar a se interessar em brincar com coisas que não são dele, com muita paciência sempre mostre os brinquedos que são permitidos brincar, fique atento para sempre ter coisas novas, pois eles podem destruir os brinquedos ou enjoar deles. Lembre-se que os cachorros são como crianças, precisam de atenção, novos incentivos e desafios.
Importante lembrar que cachorros não são brinquedos e merecem ser tratados com cuidado.
4- Saiba qual é a raça do cachorro
Antes de levar para casa um filhote peludo que conquistou seu coração, certifique-se qual é a raça, principalmente se for um cachorro mix. Você deve levar em consideração que hoje ele é um filhote, no entanto, ele irá crescer e cada raça tem suas particularidades, desde o tamanho que irá ficar, a força, a energia, características de comportamento e personalidade própria da raça.
Já pensou que seu filhote pode ficar bem grande ? Além disso existem raças que não gostam muito de crianças, latem bastante, são muito territorialistas, outros tem muita energia e precisam de atividades diárias e constantes, existem raças que se sentem felizes ao praticar alguns tipos de esportes, como agility, caminhadas, trilhas e nadar, no entanto, algumas raças adoram o sossego de um bom descanso durante o dia todo.
Algumas raças são muito boas com crianças, chegam a ser verdadeiras babás, outras são ótimos cães de guarda, protegem seu território e familia, alguns são bastante independentes, enquanto alguns cães adoram a companhia de seus donos. Cada raça tem suas características, escolher um filhote que se encaixe em sua dinâmica de vida é fundamental para que vocês tenham uma convivência feliz e saudável.
5-Compre comida de qualidade específicas para a raça e idade
Com tantas caracteísticas diferentes, cada raça necessita de comidas que se adequem ao seu organismo e necessidades diárias. Alimentar seu cachorro com comida de boa qualidade é fundamental para que ele tenha uma excelente saúde, evitando doenças.
A variedade é bem grande, antes de comprar a comida, certifique-se com o veterinário qual a melhor alimentação para seu cachorro. Fique atento, pois os filhotes tem comidas específias para a idade deles e devem ser trocadas conforme seu crescimento.
6-Encontre um veterinário de confiança
Mesmo que seu cachorro seja um filhote e esteja em perfeita condição de saúde, ter um veterinário de confiança é fundamental para que ele possa passar as orientações que você deve ficar alerta com seu filhote, tais como, colocar chip, vacinas, testes de saúde, remédios específicos para evitar algumas doenças, vermífugo, vitaminas se necessário e remédio contra pulgas, carrapatos e outros.
7-Faça um plano de saúde para filhotes
Considere investir em uma apólice de seguro para filhotes que forneça a cobertura de cuidados de saúde que seu filho peludo merece.
8-Crie uma rotina
Criar uma rotina de ir ao banheiro durante o dia e antes de dormir a noite, faz com que seu filhote se sinta seguro para fazer suas necessidades com tranquilidade. No início é necessário ter paciência para ensinar o lugar certo, no entanto, os peludos são muito inteligentes e aprendem rápido.
Lembre que ele somente irá aprender se você tiver paciência para ensinar com tranquilidade, ele precisa aprender sem associar com estresse e castigo. Nunca, jamais grite ou bata nele!
9-Estabeleça horário de passeio, treino e brincadeiras
Se você chegou até aqui na leitura deste artigo é porque realmente está interessado em educar seu filhote com amor e dedicação.
A hora mais divertida são as brincadeiras e passeios, desta forma estabelecer horários, para o passeio, treinos e brincadeiras para gastar energia, garante uma rotina que você possa cumprir com seu filhote.
Os cachorros são muito inteligentes e eles entendem rapidamente a rotina e certamente estará pronto para os horários da diversão!
Para seu cachorro ficar seguro, sempre mantenha uma coleira com identificação, assim ele pode ser encontrado rapidamente caso ele se perca. Fique sempre atendo e nunca perca ele de vista.
Conheça as coleiras Molly & Tutu e garanta a segurança de seu filhote. https://www.mollyetutupets.com/
10- Doe amor
Deixei essa dica para o final, pois é a mais importante de todas! Se você está disposto a amar incondicionalmente um filhote peludo, certamente irá estar atento a todas as dicas deste artigo!
Ao levar um novo membro para sua casa, você precisa saber que ele precisa de muitos cuidados, muito amor e carinho!
Quer doar amor e uma nova chance para que um cachorro abandonado tenha uma família que proporcione um lar seguro com muito carinho?
Conheça o projeto https://dogshelpingdogs.club/ e faça parte deste club de proteção aos animais!
Daniela Ferreira
Conheça a coleção de coleiras personalizadas para cahorros Molly & Tutu.